O teste para afastamento do trabalho precisa ser o rápido (TR antígeno) ou RT-PCR?

O trabalhador e trabalhadora que testar positivo para a covid-19 - seja através de teste rápido (TR) de antígeno ou o RT-PCR - pode usar o resultado do diagnóstico para garantir o afastamento do trabalho, sem que seja necessário buscar atestado médico da doença em hospitais e unidades de saúde. A medida foi assegurada a partir de um decreto municipal publicado na edição extra do Diário Oficial do dia 2 de fevereiro e visa evitar a aglomeração em hospitais e unidades de saúde de pacientes com sintomas leves, especialmente quando o intuito é apenas buscar o atestado médico específico. Nos Centros de Testagem da rede municipal, são utilizados testes rápidos (TR) de antígeno para detecção da covid-19.